sábado, 27 de fevereiro de 2016

Testemunho de vida... Conhecer a Vontade de Deus.


"Disseram que essa dor passaria com o tempo. E o tempo passou a dor não."


   Talvez você já tenha pensado ou escutado em algum lugar. Pode até ser uma frase clichê, mas com certeza é um trecho universalmente conhecido.

   Lidar com perdas não é nunca foi e jamais será fácil, porque somos humanos e ao ver algo que tanto prezamos passar bem debaixo dos nossos olhos e você se sentir imponente de impedir... É como levar um soco no estômago! Onde todos os sentidos do seu corpo são perdidos e com a sensação de que nunca fosse tomar o fôlego novamente. Principalmente quando isso se relaciona com pessoas.

   É difícil compreender que uma pessoa tão importante, tão amada faça parte de apenas um capítulo de sua história. Sei profundamente, já perdi as contas do tanto que indaguei a Deus sobre isso, afinal não é todo dia que você recebe a notícia de que um amigo muito próximo se foi...

   Existem muitas maneiras, formas e cores de prantear algo que se foi. “Um cachorro, um amigo, um carro, um trabalho, e por aí vai”. O certo é que todos nós passamos por algo que nos acerta em cheio pelo menos uma vez na vida. E este foi a minha mais dolorida...

   Há uns dois anos atrás, um amigo muito chegado, bom mais que chegado (na verdade cresci com ele) ficou mal de saúde. Foi meu parceiro de brincadeiras, travessuras e de uma grande amizade, que atravessou o tempo por muitos anos desde que me entendo por gente.

   Aos seus 16 anos ele sofria de depressão, isso por ser filho de pastor e ter crescido na igreja, o que não conta, você pode estar dentro da igreja, mas ela pode não estar em você, é uma questão de escolha e busca. 

   Chegando ao ano de 2013, na qual tinha 17, ele foi diagnosticado com tumor na garganta, ou seja, ele tinha leucemia. Passaram duas semanas de mal a pior, todos da igreja oravam por ele e a saúde não se estabilizava. Foi somente da terceira para à quarta semana que a melhora veio... Foi tão absurdamente inacreditável que até os médicos, com todos seus equipamentos e anos de conhecimento não puderam entender tal acontecimento.

   Depois de uma semana ele teve alta com apenas alguns acompanhamentos. Pode ter entrado naquele hospital respirando desespero e agonia, com o peso da doença e a solidão que acarretava a depressão, porém quem saiu de lá foi outra pessoa com o mesmo nome, mas o semblante e a alma leve e radiante.

   Por três longos meses ele foi “tudo” na casa de Deus, o que não fora sua vida inteira, ninguém o pararia. Todos acreditavam que era um verdadeiro milagre por onde quer ele passasse e realmente foi.

   No mês de novembro os glóbulos brancos voltaram em ação, e com tudo dessa vez, deixando-o num estado tão crítico que ele não conseguia nem se manter acordado por mais de um minuto. Passado quatro dias, vendo ele numa agonia e todos que a volta se encontravam, meu precioso amigo foi para os braços do Pai.

Chorei durante o velório como toda pessoa normal. Passei um dia, uma semana, um mês sem me dar conta do que tinha ocorrido; mas passou disso... A rotina, a alma que pedia a presença dele, começou a desabrochar. Foi o momento onde percebi que nada mais seria o mesmo.

   Era como se naquele momento meu corpo gritava pedindo para que eu olhasse para dentro de mim mesma e quando olhei vi buraco enorme; um precipício onde só ouvia apenas minha voz ecoando num lugar oco e vazio. Doeu, ainda dói. Senti dores por lugares dentro de mim que eu nem sabia que existiam e eu culpei Deus.

   Eu culpei porque queria entender toda essa história trágica rondando em meus pensamentos. É que de repente você se pega imaginando como vai ser sua vida sem um personagem principal, ou até no convite que vai sobrar do seu casamento pra um padrinho, ou como a vida poderia ser uma noite fria sem seu cobertor favorito.

   Passei por um bom tempo me afogando em pensamentos que eu mesma criava tentando me fazer acreditar que nada disso havia acontecido. Até que um dia Deus falou comigo, e eu lembro claramente como o azul do céu e tão real como o ar que eu respiro. Passei o dia inteiro tentando achar uma maneira de deixá-lo ir, de como deixar... E nesse processo finalmente me derramei ao Senhor ao invés de culpá-lo.

   Na noite do mesmo dia tive um sonho; entre tantas noites que me custava dormir, neste dia adormeci num relance. No sonho eu estava numa cidade diferente, e lá era como se houvesse um desfile, havia pessoas passando ao meio; pessoas com aspecto peculiar, mas um peculiar para o lado bom. Elas passavam e eu estava em volta como outras pessoas normais aplaudindo e se alegrando vendo aquelas pessoas caminhando a um lugar onde não se via onde dava. E no meio destas pessoas estava meu amigo... Quando o vi; o semblante, a vestes, meu corpo inteiro foi tomado por um gozo que nunca tinha sentido. Foi então que ele me viu e parou um instante... Olhou-me nos olhos e sorriu. Naquele momento me senti tão egoísta reclamando do quanto sentia falta dele aqui nessa terra, onde ele passou por maus bocados; ao invés de glorificar pela transformação que Deus fez na vida dele, só preparando para trazê-lo pra perto.

   Pareceu uma eternidade vendo ele ali numa alegria imaginável, entretanto foram apenas questão de alguns segundos e depois ele continuou ao caminho além-mar. Desse dia em diante todo aquele buraco foi preenchido por gozo, vindo do céu. O Espírito Santo transformou a saudade em algo bom, em esperança de que irei encontrá-lo novamente.

   Eu não sei o tipo de perda que você passou, ou circunstâncias, mas descobri que viver com Cristo nada é perder... Viver com Ele e para Ele requer que deixemos a fé sobre Ele para que Ele possa nos guiar, e não esquecemos de que “carregar a cruz” quer dizer perder coisas que aos nossos olhos é o bom... Mas pra que o bom se Ele pode oferecer o Melhor?

   Assim O SENHOR nos responde em Isaías 55:8, 9,10 “Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos são os vossos caminhos. Declara o Senhor”. 9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra também os meus caminhos são mais altos que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos que os seus pensamentos”. 10 “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come”.

   É que muitas vezes nos concentramos no porque olhando o que se passou; Sim vão existir vezes em que não vamos entender, mesmo analisando milhares e milhares de vezes... Mas pego aqui referencia de Jó, um servo de Deus que perdeu sua casa, seus empregados, até seus filhos, mas permaneceu fiel e firme mesmo não entendendo o porquê daquilo, pois sempre fora dedicado a Deus. Mesmo que você esteja almejando uma resposta pra suas perguntas, deixe-as de lado, siga um passo de cada sem ficar revisando se o degrau vai cair, sabe por quê? Posso te responder:

“Mas, como está escrito: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”.  1 Co 2:9

   Eu fui como a mulher de Jó, não como ele, me concentrei muito nos porquês e acabei prolongando algo que poderia ser resolvido se eu apenas tivesse entregado nas mãos do Senhor, quem podia e pode me ajudar realmente...   

   Enfim, no momento em que parei de indagar a Deus, sobre o que passara comigo  e falei para Ele tudo aquilo que sentia... Ele moveu sua mão e me levantou. Ter um capítulo de algo ou alguém nos faz viver como Jesus viveu agradeça ao Senhor pelo “um ou dois capítulos”.

   Por isso aguente firme, e deixe tudo ir, deixe os medos, as perdas, os cacos, deixe o rio DEle fluir...

Texto autoria: T.B.





“A VONTADE DE DEUS É BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário